A sequência de Fibonacci é uma sucessão de números bastante misteriosa. Descrita por Leonardo Fibonacci, no fim do século 12, ela começa com os dígitos 0 e 1 e prossegue sempre com a soma dos dois números anteriores. Dessa forma, o início dessa sequência infinita é: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21 e assim por diante.

Espiral de Fibonacci no YouTube

Mas o mistério envolto nos números de Fibonacci diz respeito ao fato de que eles “descrevem” diversos padrões e fenômenos presentes na natureza. Ao ser trabalhada de forma geométrica, por exemplo, essa sequência desenha a Espiral de Ouro, forma que está relacionada às artes e à arquitetura por sua visão agradável. Entre os exemplos naturais dessa espiral estão o rabo do camaleão, as sementes do miolo dos girassois, a concha do caramujo e até mesmo a projeção do crescimento das presas de marfim de um elefante.

Espiral de Ouro em concha

Agora, em comemoração à semana geek de agosto de 2013, o YouTube liberou um easter egg bastante divertido: basta fazer uma busca pela palavra “fibonacci” para que o resultado seja organizado de acordo com o trajeto descrito pela Espiral de Ouro.

Mais brincadeiras ocultas

E não é só isso. Outros easter eggs estão escondidos no site. Ao assistir um vídeo, por exemplo, digite “1980″ e você poderá jogar uma partida de Missile Command, um dos games clássicos da plataforma Atari. Já os fãs de ficção científica podem pesquisar por “beam me up scotty” ou “use the force luke” para prestar uma pequena homenagem às produções de Star Trek e Star Wars, respectivamente.

Fonte: Metro UK

Leave a Reply

Your email address will not be published.