Ao longo do dia de trabalho, é normal perder um pouco da energia e recarregá-las com doses de café. Por isso, entre as empresas, a regra é básica: corte os custos que precisar, mas não elimine a cafeína gratuita do escritório. Porém, você sabia que é possível otimizar o efeito dessa bebida estimulante ao tomar café nos horários corretos?

O corpo humano é guiado por um ritmo próprio conhecido como ciclo circadiano, atividades hormonais que comunicam ao cérebro quando é hora de comer, dormir e de realizar outras atividades. Esse ciclo produz cortisol em determinados períodos do dia, um hormônio que deixa as pessoas alertas e acordadas. Sendo assim, o corpo humano está naturalmente “cafeinado” entre o período das 8h às 9h, por exemplo. Beber café nesse horário faz com que o corpo crie tolerância à cafeína e desperdice o estímulo extra fornecido pela bebida.

Sendo assim, os melhores horários para tomar café são aqueles que vêm logo depois da queda da produção de cortisol, ou seja: entre 9h30 e 11h30 e entre 13h30 e 17h. Além disso, vale a pena evitar a ingestão da bebida após às 18h, para que os efeitos estimulantes da cafeína não atrapalhem o sono.

Fonte: ilovecoffe

Leave a Reply

Your email address will not be published.