Você já parou para se perguntar por que razão a aliança é colocada no dedo anelar? Pois saiba que a resposta pode estar na tradição científica de povos antigos, que acreditavam que a veia do amor, Vena amoris, ligava esse dedo ao coração. Seria uma resposta muito bonita, não fosse o fato de estar equivocada sobre a anatomia humana: todos os dedos da mão possuem uma veia semelhante.

O registro mais antigo à Vena amoris vem de escritos do ano de 1686, quando a humanidade ainda não conhecia o sistema circulatório em sua totalidade. Já a tradição de usar alianças parece ter evoluído do Egito, séculos atrás, quando braceletes e correntes eram usados como forma de simbolizar a união de duas pessoas.

Dedo anelar tem uma veia ligada ao coração

Dedo anelar tem uma veia ligada ao coração (Fonte: Finger lenght)

Com o passar do tempo, o ornamento passou a ser um anel, cuja estrutura circular e infinita simboliza a natureza eterna do casamento. E não pense que a joia sempre foi de metal: naquela época, o ornamento era feito de couro, osso ou marfim, sendo que o uso de ferro começou a se popularizar no início do império romano.

Outra possibilidade para a popularização das alianças foi a exploração de lendas e mitos pela indústria de joias, misturando marketing e crenças antigas de efeitos mágicos dos aneis para aumentar as vendas do artefato.

Fonte: OMG Facts

Leave a Reply

Your email address will not be published.