Muitos brasileiros ficam encantados com o tamanho (e o sabor) das famosas coxas de peru vendidas na Disney e em outros lugares dos Estados Unidos. Mas o que poucos imaginam é que uma coxa de tiranossauro rex teria praticamente o mesmo sabor, com a diferença de ser “um pouco” maior.

De acordo com o website slate.com, a carne de tiranossauro teria sabor semelhante à carne de gaviões, por causa da dieta carnívora do animal. E para quem nunca provou gaviões, eles avisam que o gosto se assemelha às partes mais escuras da carne de peru. Os paleontólogos Paul Sereno, da Universidade de Chicago, e Nick Longrich, da Universidade de Yale, chegaram a essa conclusão ao numerar alguns fatores associativos e relacionados à evolução dos seres vivos na Terra.

Comparação de tamanho entre T. Rex e humano

Que tal o tamanho de uma coxa de T. Rex? (Fonte: Teratophoneus/DevianArt

A carne de crocodilos, por exemplo, é bastante parecida com a das aves, e ambos os animais possuem parentesco com os dinossauros. Mas essa lógica, por si só, seria insuficiente. Inúmeros fatores determinam o sabor da carne, incluindo os músculos do animal, os hormônios que agem sobre ele e sua dieta. Em todo o caso, ao seguir os traços evolutivos do tiranossauro, é possível afirmar que a carne do monstrengo seria mais parecida com a de uma ave carnívora do que com a de porco ou bife bovino.

Há indícios de que o T. Rex seria um animal um pouco inquieto, sempre em busca de comida. Isso tornaria os músculos do dinossauro mais resistentes e com tecido de contração lenta, semelhante ao de algumas carnes mais escuras. E mais: com aqueles braços tão pequenos, o tiranossauro não teria muita carne na região toráxica. Portanto, nada de “peito de tiranossauro” para o jantar.

Fonte: slate.com