Normalmente carregamos pelo menos uma chave no bolso. Alguns chegam a carregar dezenas delas e, diariamente, interagimos com fechaduras o tempo todo, seja em casa ou no trabalho. E da mesma forma que acontece outras atividades “banais” do cotidiano, dificilmente paramos para pensar sobre o funcionamento das fechaduras. Afinal, por que é que apenas uma chave pode abrir determinada porta?

Grosso modo, podemos dizer que o papel da chave é o de nivelar os pinos do mecanismo interno da fechadura, que normalmente estão desordenados com o “empurrãozinho” de pequenas molas. Cada dente da chave é responsável por mover os pinos para a posição correta, liberando o movimento de rotação do miolo da fechadura. O vídeo abaixo demonstra esse mecanismo com clareza.

Com esse conhecimento, fica fácil burlar o mecanismo. Por isso muitos são capazes de abrir portas com a ajuda de um clipe de papel. Basta inserir um objeto fino capaz de fazer a fechadura girar, enquanto outro objeto fica responsável por erguer os pinos, alinhando-os aos poucos. A tarefa não é fácil, mas é possível.

Leave a Reply

Your email address will not be published.