Como diz o apresentador do vídeo abaixo, Hank Green, a razão pela qual beber cerveja faz urinar parece muito simples: boa parte da bebida é constituída por água e, portanto, nada mais natural do que fazer xixi depois de ingeri-la. Porém, como todo bom papo de bêbado, a resposta não é tão curta ou simples de ser esclarecida.

A cerveja, assim como qualquer outro drink que possua álcool etílico (etanol), afeta o corpo humano de diversas maneiras, tornando mais difícil a comunicação entre neurônios. Mas o álcool também afeta o sistema endócrino humano, conjunto de glândulas responsável por controlar os hormônios necessários para o metabolismo celular e outras funções vitais do corpo humano.

Na base do cérebro humano está a hipófise ou glândula pituitária. Ela é responsável pela produção de hormônios antidiuréticos que enviam sinais ao corpo sobre a quantidade de água e sais minerais que devem ser mantidos para que o sistema continue bem hidratado. Como o álcool mexe com o cérebro humano, já possível imaginar a confusão que se cria no organismo.

Em suma, quanto mais álcool for ingerido, menos efeito do hormônio antidiurético no corpo e, consequemente, mais líquido indo direto para a bexiga. Lembre-se disso no dia seguinte, porque um dos piores sintomas da ressaca é a desidratação. Sendo assim, volte a beber para amenizar os sintomas, mas apenas bebidas não alcóolicas, como água de côco, refrigerantes e sucos.

Fonte: SciShow

Leave a Reply

Your email address will not be published.