Ah, o espaço: planetas, supernovas, buracos negros, cinturões de asteroides e todo tipo de esquisitice que você possa imaginar. Bem, na verdade, há esquisitices difíceis até de ser imaginadas. Agora, astrônomos chegaram à conclusão de que em Vênus – planeta muito parecido com a Terra, mas que acabou “não dando certo” – há neve feita de metal.

Apesar de muito quente, o segundo planeta a partir do Sol possui montanhas com neve em seu topo, mas ela não é feita de gotículas congeladas de água. O clima de Vênus, com temperaturas que chegam a 480°C, faz com que a pirita de ferro presente no solo evapore e invada a atmosfera na forma de névoa metálica, deixando em terra firme apenas as rochas vulcânicas, como o basalto.

Montanha com neve de metal em Vênus

Neve nas montanhas de Vênus é feita de metal (Fonte da imagem: NASA/JPL)

Nas altitudes mais elevadas, essa névoa se condensa e forma uma geada branca e brilhante no topo das montanhas, constituída de galena e bismutinita.

Regiões dessa altitude são muito comuns na superfície venusiana. O Maxwell Montes, por exemplo, é o maciço de montanha mais alto de Vênus e possui mais de 11 quilômetros de altura, ultrapassando com folga o nosso Monte Everest. Infelizmente, Vênus não parece ser um lugar muito receptivo aos seres humanos, tanto para esquiar quanto para escalar.

Fonte: Discovery News

Leave a Reply

Your email address will not be published.