A galera começou a postar as fotos da festa e você já está suando frio, sabendo que saiu feio na grande maioria delas – mesmo que você esteja ótimo. Mas por que nós costumamos detestar a nossa própria aparência nas fotos?

A resposta está nos espelhos. De acordo com um estudo, de 1977, chamado “Reversed Facial Images and the Mere-Exposure Hypothesis” (Imagem facial reversa e a hipótese da mera exposição, em tradução livre), nós preferimos nos ver da mesma forma que nos vemos no espelho em vez de encarar como nós somos de verdade – imagem que é revelada nas fotos.

Por que me acho feio quando vejo uma foto minha?

Por que me acho feio em fotos? (Fonte: Joe Goldberg/Flickr)

Isso está diretamente relacionado à teoria da mera exposição, estudada nos anos 60 pelo psicólogo Robert Zajonc, da Universidade de Stanford, nos EUA. Basicamente, a mera exposição é um efeito psicológico individual que leva a pessoa a preferir aquilo que é repetido. Ou seja, quanto mais o sujeito se olha no espelho e vê aquela imagem de si mesmo, mais se adapta a ela.

Portanto, a sua imagem nas fotos é quem você é de verdade – por mais que você não goste! E é provável que, se você saísse nas fotos da mesma forma com que se parece no espelho, as demais pessoas iriam achar esquisito. Afinal, devido à mera exposição, provavelmente só você goste do seu “eu do espelho”.

Fontes: io9

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.