No livro “Autumn Lightning”, o autor Dave Lowry conta alguns detalhes dos ensinamentos que aprendeu com um mestre japonês que vivia perto de sua casa. O mestre nunca parava de treinar e conduzia a vida pelo conceito de zanshin, ou “mente contínua”. Tudo o que ele fazia tinha por trás um grande propósito e, visto que o manejo da espada e os ensinamentos dos samurais eram suas grandes paixões, ele nunca parava de estudar, estando sempre pronto para a batalha, mesmo quando ia ao banheiro.

Ir ao banheiro como um samurai

Perna livre, coluna ereta e a espada sempre por perto (Fonte da imagem: Ted Slampyak/Art of Manliness)

Sendo assim, uma das lições milenares passada adiante pelo mestre de Lowry dizia respeito a como fazer o número dois sem ficar vulnerável ao ataque do inimigo. Para começar, não precisa tirar todo o traje de samurai. Em vez disso, despe-se completamente apenas a perna direita, para ganhar mais agilidade.

Também há uma postura e posição especiais para realizar o ato. O samurai senta no “trono” e cruza a perna direita, repousando o pé sobre o joelho esquerdo. Além disso, apoia as mãos, uma em cada joelho, e mantém a coluna mais ereta. Pode parecer besteira, mas imagine como seria ter seus pés amarrados ao vaso sanitário no caso de um ataque surpresa.

Para finalizar, não se esqueça de deixar a sua espada bokken por perto. Afinal, durante um ataque, os golpes da perna livre serão ainda melhores se combinados com o manejo de uma espada samurai.

Fonte: Art of Manliness