Escolher as cores de um website não é tarefa fácil. Que digam os web designers do mundo todo. E quando falamos de uma página de sucesso, como o Facebook, é de esperar que muitos testes e estudos tenham sido feitos antes da cor dominante ser escolhida. Porém, no caso da rede social mais utilizada do mundo, outro fator foi determinante para a decisão: o daltonismo de Mark Zuckerberg.

No perfil publicado pela revista The New Yorker, em 2010, o jornalista Jose Antonio Vargas revela que a casa de Zuckerberg possui paredes pintadas em vários tons de azul e bege, com exceção da cozinha, que é de um amarelo bem vibrante. Mas as cores, na verdade, não importam tanto para o fundador do Facebook, visto que Zuckerberg é daltônico.

Facebook é azul porque Mark Zuckerberg é daltônico

(Fonte da imagem: Guillaume Paumier, CC-BY)

O empresário, que em parceria com a esposa doou cerca de 1 bilhão de dólares para caridade em 2013, descobriu que não podia ver com distinção as cores vermelha e verde após realizar um teste online. Em entrevista para a The New Yorker, Zuckerberg explica que o Facebook é azul porque “essa é a cor mais rica para mim – eu consigo ver tudo do azul”.

Vale a pena lembrar que existem diversos níveis de daltonismo e, embora o azul seja uma boa escolha para Zuckerberg, pode não ser para outros daltônicos que visitem o website.

Fonte: The New Yorker

Leave a Reply

Your email address will not be published.