Todos sabemos que água é essencial para a vida na Terra e também para o bom funcionamento do corpo humano. Por isso, estamos sempre preocupados em nos hidratar e muitos médicos chegam a aconselhar que pacientes bebam pelo menos 8 copos de água por dia. Mas você sabia que água demais pode matar?

Nos seres humanos, os rins controlam a quantidade de água e sais minerais que deixam o organismo, à medida em que peneiram o sangue que fica no corpo. Quando alguém bebe água demais e em pouco tempo, os rins não conseguem fazer essa eliminação rapidamente e o sangue acaba ficando “encharcado”. Com isso, a água em excesso acaba sendo atraída pelas regiões com mais concentração de sal e passa a entrar diretamente nas células, fazendo com que elas acabem inchadas.

(Fonte da imagem: steinchen/Pixabay)

(Fonte da imagem: steinchen/Pixabay)

A maior parte das células está em tecidos flexíveis, como gordura ou músculos, e possuem espaço para expandirem. Porém, isso não acontece com os neurônios, que estão sempre apertados na caixa craniana, dividindo espaço com o sangue e o líquido cérebro-espinhal. Assim, o inchaço cerebral pode provocar convulsões, coma, falha respiratória, tontura e até a morte.

Mas como evitar a overdose de água? De acordo com Scientific American, pessoas saudáveis e que não estejam em condições especiais, como uma maratona, por exemplo,  devem seguir o conselho de sempre: beba água de acordo com a sua sede.

Fonte: Scientific American

Leave a Reply

Your email address will not be published.