O polvo é um dos animais intrigantes da Terra. Tanto que chegou a inspirar diversos monstros da cultura popular, como o Kraken, da mitologia nórdica, e o grande ancião Cthulhu, criado pelo escritor H.P. Lovecraft. E não é por menos: afinal, que outro animal possui, além de oito tentáculos, três corações e sangue azul?

Dos três corações do cefalópode, dois são para bombear o sangue além das guelras do animal, enquanto o terceiro fica responsável pelo fluxo sanguíneo dos órgãos. Esse terceiro coração também para quando o polvo nada e, por isso, o animal acaba se rastejando mais do que nadando, já que assim se esgota menos.

Polvo tem três corações e sangue azul

Além disso, para sobreviver às grandes profundidades os polvos desenvolveram um sangue a base de cobre, em vez de ferro. A hemocianina, como é chamada a proteína responsável pela coloração do sangue do animal, transporta oxigêncio com mais eficiência do que a hemoglobina em águas de temperaturas muito baixas e com pouco oxigênio.

Apesar disso, esse sistema sanguíneo torna o animal muito sensível à variações de acidez da água, evitando que o oxigênio circule no organismo do animal caso o pH esteja muito baixo. Com o aumento do aquecimento global, os cientistas se preocupam com a sobrevivência dos polvos em oceanos que se tornarão cada vez mais ácidos.

Fonte: Smithsonian Magazine