Você gosta de viajar? Se interessa por uma alimentação saudável e estar em contato com a natureza? Pois saiba que com essas características e um pouco de disposição você pode dar a volta ao mundo com alimentação e hospedagem gratuitas. Tudo isso em troca de algumas horas de trabalho voluntário em fazendas de alimentos orgânicos.

World Wide Opportunities on Organic Farms (WWOOF) é uma espécie de rede que liga fazendas e mochileiros voluntários, propondo uma permuta bastante saudável e interessante. O viajante oferece de 4 a 6 horas diárias de trabalho voluntário e, em troca, pode desfrutar das acomodações e refeições do local. Cada fazenda possui seu próprio estilo e regras e o candidato deve estar atento a esses “detalhes”.

Entre as tarefas que o voluntário pode desempenhar estão o plantio de sementes, manejo da compostagem, cortar madeira, fazer a colheita, produzir tijolos de barro etc. Para participar, é preciso preencher um cadastro no site da WWOOF e passar pela aprovação da fazenda que você pretende visitar, visto que as vagas são bem disputadas. Alguns países também podem exigir uma taxa simbólica de inscrição.

Existem propriedades cadastradas e espalhadas pelo mundo todo: Venezuela, Peru, México, Estados Unidos, África do Sul, Bélgica, Alemanha, França, Japão, Brasil e muito mais. Vale a pena visitar o site da WWOOF e se informar sobre o programa. Na pior das hipóteses você acabará conhecendo lugares inusitados, aprendendo a trabalhar no campo e, o melhor, expandindo sua rede de contatos mundo afora.

Fonte: WWOOF

Leave a Reply

Your email address will not be published.