Os celulares de décadas atrás se transformaram, aos poucos, em smartphones, telefones inteligentes. Graças a isso, estamos o tempo todo conectados a redes sociais, trocando emails e navegando em páginas obscuras. Porém, há de se concordar que, para esses fins, não é necessário um dispositivo “inteligente”, visto que muitos dumbphones possuíam recursos semelhantes. Se você carrega um celular com Android no bolso, saiba que ele pode fazer muito mais.

Smartphones são pequenos computadores repletos de sensores para os mais diversos tipos de casos. Há detector de luminosidade, de movimento, de localização, de proximidade com outros dispositivos e muito mais. Por isso, muitos softwares se aproveitam desses recursos como forma de personalizar a experiência de uso para o contexto em que o dono do celular se encontra.

Um exemplo clássico desse tipo de aplicativo é o Google Now, instalado por padrão em algumas versões do Android e que pode, por exemplo, lhe fornecer automaticamente a programação de um cinema assim que você se aproxima do endereço dele. Mas existem muitos outros apps que podem ajudar a deixar o smartphone com Android mais inteligente.

Cover: seleção de apps de acordo com contexto

Apesar de já estar disponível para download há algum tempo, o Cover ganhou mais atenção da mídia nesta segunda-feira (07) ao ser comprado pelo Twitter. Essa tela de bloqueio inteligente oferece uma seleção de aplicativos que muda de acordo com a frequência de uso que você faz deles em determinada situação.

Se você costuma usar o Waze no carro, por exemplo, o Cover mudará o modo para “Car” assim que perceber que você está dirigindo ou andando de carona. Para isso, o aplicativo faz uso da percepção de deslocamento por meio do GPS do aparelho e, também, da conexão Bluetooth com o rádio do carro.

Por enquanto, o Cover está disponível, oficialmente, apenas para moradores dos Estados Unidos e Canadá. Mas no site oficial do projeto você encontra formas de baixar o APK do aplicativo e instalá-lo manualmente.

Trigger: deixe o smartphone trabalhar por você

Seu celular sempre toca na sala de aula? Pois saiba que você pode programar o smartphone para que ele entre em modo silencioso assim que você estiver no perímetro da faculdade. A bateria está acabando? Configure o Android para desabilitar Wi-Fi, GPS e dados móveis quando a carga chegar a 10%. Essas e outras configurações podem ser feitas pelo Trigger, app que faz uso extensivo dos sensores do celular e também possui suporte para etiquetas NFC.

Trriger, Android mais inteligente

Aviate: home screen que se adapta à sua localização

Se o Cover trabalha com a tela de bloqueio do celular, o Aviate muda a tela principal do Android, também chamada de home screen, de acordo com o horário do dia e o local em que você se encontra. Ao jantar em uma pizzaria, por exemplo, o Aviate exibe automaticamente o perfil do local no Foursquare, destacando as dicas deixadas pelos usuários. Ao voltar para casa, ele deixa à mão os aplicativos mais usados por você. Essa lista de apps, é claro, pode ser configurada.

O Aviate ainda está em fase de desenvolvimento (Beta) e, por isso, está restrito apenas a quem possui convites para o app. Porém, é fácil encontrar usuários dispostos a ceder alguns desses convites na comunidade do software no Google Plus.

Leave a Reply

Your email address will not be published.