“Parabéns, vc está no sorteio do Torpedo Premiado”. Já se tornou rotineiro receber essa e outras propagandas no celular e, com o passar dos dias, a caixa postal acaba cheia de spam via SMS. Caso você esteja cansado dessas mensagens indesejadas, saiba que é possível cancelar o recebimento desses torpedos e até mesmo denunciar os números que enviam esse tipo de conteúdo para você.

Para começar, ANATEL determinou, em 2012, que as operadores deveriam oferecer aos clientes a opção de cancelar o recebimento de torpedos comerciais. Por isso, se você quiser retirar seu nome da lista, basta enviar mensagem com a palavra “SAIR” para um dos números abaixo, de acordo com a sua operadora:

  • TIM: 4112
  • Vivo: 457
  • Claro: 888
  • Oi: 55555

No caso da operadora Claro, o cliente também tem a opção de responder um SMS comercial com a palavra “SAIR”. Depois disso, as operadoras estão proibidas de continuar com spam entregue via SMS para o seu número. Se continuarem, vale a pena abrir uma reclamação diretamente com a ANATEL.

Cancelar e denunciar propagandas indesejadas via SMS

Denunciar spammers de celular

Caso você esteja recebendo mensagens suspeitas no celular, não apenas de spam, mas também de golpes (fishing), saiba que você pode fazer uma denúncia com poucos cliques ou toques na tela do smartphone. Basta encaminhar a SMS recebida para o número 7726. Pode ser que o serviço de denúncia solicite informações adicionais, como o número da pessoa ou empresa que tem enviado essas mensagens para você.

Esse é um programa mantido pela GSM Association (GSMA) em parceria com a Cloudmark, companhia responsável pela produção de softwares de segurança para diversas operadoras de celular. Graças a um acordo fechado entre a GSMA, o Governo e as operadoras brasileiras, agora é possível que qualquer cidadão realize esse tipo de denúncia. Portanto, mãos à obra!

Fonte: G1, Showmetech

Leave a Reply

Your email address will not be published.