Apesar do senso comum, raspar pelos com lâminas não faz com que eles cresçam mais grossos. O mesmo vale para a barba ou o bigode. As razões são simples: o que define a espessura, cor e velocidade de crescimento de um pelo é o folículo piloso, estrutura dérmica que fica sob a pele, ou seja, a salvo da ação do barbeador.

Raspar pelos não deixa eles mais grossos

E apesar de cientistas já terem provado isso por meio de diversos artigos publicados desde 1920, acredita-se que o mito de que o barbeador engrossa pelos e barba tenha se tornado popular por pelo menos 50 anos. A princípio, a explicação para esse comportamento se deve ao fato de que muitos têm a sensação de que o pelo está mais grosso quando volta a crescer, dias depois de ter sido raspado. Porém, a impressão é falsa: na verdade, os pelos estão menos flexíveis porque estão mais curtos.

Em todo caso, atenção: depilação com cera pode alterar o crescimento dos pelos. Mas, felizmente, eles não passarão a crescer mais rapidamente ou mais escuros e grossos. Como a depilação acaba danificando o folículo piloso, os pelos passam a crescer cada vez menos e, muitas vezes, mais finos e de cores mais claras.

Fonte: TIFO

Leave a Reply

Your email address will not be published.