Outono chegou, inverno está a caminho e, com eles, o inevitável sofrimento de um nariz entupido. E não adianta assoar melecas no lenço de papel: o muco vai sair todo e o entupimento persistirá. isso porque o responsável pela obstrução dessas vias não é o catarro originado em gripes e resfriados, mas sim o inchaço dos vasos sanguíneos e dos cornetos, pequenos órgãos esponjosos que ficam dentro das narinas.

Para se livrar dessa situação desagradável, existem diversos medicamentos que devem ser usados apenas sob orientação médica. Porém, há alguns truques caseiros que podem servir para aliviar, pelo menos momentaneamente, o entupimento das narinas.

Como se livrar do nariz entupido em 20 segundos

(Fonte da imagem: Carol Alt)

Uma das dicas que circulam pela internet pode ser executada enquanto você lê este artigo: basta pressionar a língua no céu na boca e, depois, pressionar o dedo no espaço que fica entre as duas sobrancelhas, durante cerca de 20 segundos. Isso deve aliviar a situação.

Além dessa, existem outras dicas. Há quem recomende passar um tempo no banho quente, aproveitando o vapor do chuveiro e, também, aqueles que sugerem uma comida quente e bem temperada, como canja de galinha, algum prato mexicano ou sushi com um pouco de raiz forte (wasabi). Essa última já testada e confirmada pelos redatores do Hoje Aprendi. Se os sintomas persistirem, não deixe de procurar um médico.

Fonte: Reddit, Um Como, Superinteressante