Uma dos objetivos do Hoje Aprendi é fornecer material complementar ao que se aprende na escola. Por isso, pensamos em uma lista de livros sobre ciência que certamente deixará qualquer um empolgado. Tem de tudo: biologia, neurologia, psicologia e até um volume especial com fotos de tatuagens de ciência.

E como toda lista desse tipo é incompleta por natureza e está fadada a falhar, sinta-se à vontade para deixar nos comentários sugestões de bons livros que não foram citados nesta relação.

1. Muito além do nosso eu

Um macaco totalmente paralisado nos Estados Unidos controla as pernas de um robô no Japão apenas com o pensamento, por meio da internet. Parece ficção científica, mas é um dos experimentos realizados pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que pretende apresentar o seu projeto mais ambicioso na abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014: um exoesqueleto capaz de devolver os movimentos para pessoas tetraplégicas.

1

No livro “Muito além do nosso eu”, Nicolelis conta detalhes de suas pesquisas, que envolvem a decodificação das tempestades neurais e até mesmo a audaciosa ideia de separar a mente do corpo humano.

2. As sete maiores descobertas científicas da História

Este é um livro mais comportado, mas essencial para quem deseja ter uma base das descobertas científicas mais fundamentais – e do funcionamento delas – antes de prosseguir para outras sugestões da lista. As leis de Newton, a estrutura do átomo, os princípios da relatividade, a evolução das espécies, o Big Bang, o DNA e o genoma são explicados pelos irmãos Brody em uma linguagem muito acessível.

2

3. De onde vem as boas ideias

Autor do best-seller “Tudo que é ruim é bom para você”, Steven Jhonson está de volta com um livro que contesta a ideia de que gênios são pessoas especiais, solitárias e individualistas. Em vez disso, o autor sugere que grandes inovações podem surgir de qualquer um de nós, validando nossos instintos de inventores de garagem ou cientistas amadores.

Capa_DeOndeVemAsBoasIdeias_Final2.indd

4. O Teste do Psicopata

Responsável pelo roteiro do filme “Os homens que encaravam cabras”, Jon Ronson também é o autor deste livro que conta uma história sobre a “indústria da loucura”. Entrevistando diversas pessoas, de profissionais da psiquiatria a supostos psicopatas, de CEOs milionários a cientologistas, de sobreviventes de ataques terroristas a um ex-espião que se autointitula a reencarnação de Cristo, Ronson desvenda um lado pouco conhecido da psiquiatria e revela os traços de loucura presentes no nosso dia a dia.

500_9789892317328_o_teste_psicopata_1328551861

5. A Informação

O jornalista James Gleick traça uma história da informação, cobrindo diversos desdobramentos e peculiaridade desse fenômeno. Partindo da comunicação por tambores na África, ele passa pela criação dos alfabetos e dos dicionários, por invenções como o telégrafo e o telefone e pelos primeiros computadores, até chegar na Teoria da Informação, em novidades do campo da genética e até na Wikipedia.

13104_gg

6. Science Ink

O biólogo Carl Zimmer lançou em 2013 um livro bem menos acadêmico e que pode ser apreciado por uma grande variedade de pessoas, desde fãs de tatuagens até telespectadores fiéis de séries como “The Big Bang Theory”. Trata-se de Science Ink, um livro repleto de fotos de pessoas tão apaixonadas pela ciência que tatuaram desenhos e motivos relacionados a ela. Quem sabe você não encontra inspiração para a próxima tattoo?

Science-Ink

7. Incógnito – as vidas secretas do cérebro

Um dos cientistas mais respeitados do momento, David Eagleman, é o responsável por este best-seller elogiado pelo New York Times, Wall Street Journal e outros importantes nomes da imprensa internacional. “Incógnito – as vidas secretas do cérebro” explora partes da nossa mente que não percebemos conscientemente.

incognito-as-vidas-secretas-do-cerebro-13851-MLB4260939603_052013-O

Como pisamos no freio antes de nos tornarmos conscientes de que podemos bater o carro? Ou como você ouve seu nome em uma conversa de terceiros sendo que não estava prestando atenção nela? Por meio de histórias muito interessantes, Eagleman esclarece como conseguimos pensar em coisas sem nem mesmo ter a consciência de que estamos pensando nelas.

8. A Realidade Em Jogo – Por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo

A futurista e designer de games Jane McGonigal faz uma análise do processo de gamificação, mostrando que nossas vidas estão cada vez mais parecidas com os vídeogames e, por incrível que pareça, isso é ótimo. Baseando-se na sociologia, psicologia e nas ciências cognitivas, McGonigal explica como a mecânica dos games pode nos ajudar a mudar o mundo real.

Capa saída CURVA

9. A Física do Futuro

O famoso físico Michio Kaku lançou há pouco tempo mais um livro sobre o futuro da ciência e da tecnologia. Transitando entre ciência e especulação, a ideia por trás de “A Física do Futuro” é prever como será o próximo século.

A_Fisica_do_Futuro500x500-500x500

Para isso, o autor usa como base entrevistas feitas com mais de trezentos cientistas que, neste momento, já estão inventando o futuro em seus laboratórios. Casas com inteligência artificial e a possibilidade de controlar objetos com o poder da mente são apenas algumas das sugestões feitas por Michio Kaku.

Leave a Reply

Your email address will not be published.