Champagne deixa bêbado mais rápido

Fonte: Corbis

Beber champagne é pura finesse, além de ser uma delícia, mas não se espante se na quarta taça você já estiver tonto. O fato é que bebidas alcoólicas gaseificadas (e refrigerantes turbinados com vodka também entram na lista), como espumantes e a cerveja deixam você alcoolizado mais rapidamente, sobrecarregando o fígado e aumentando as chances de se ter uma bela ressaca.

De acordo com o Dr. Ian Calder, do National Hospital for Neurosugery, na Inglaterra, o gás faz com que a válvula que liga o estômago ao duodeno se abra, de forma que o álcool é absorvido pelo intestino mais rapidamente, entrando na sua corrente sanguínea e invadindo o fígado – que nem sempre dá conta do recado. Da mesma forma com que você fica alcoolizado mais rápido, a ressaca no dia seguinte pode ser um verdadeiro pesadelo.

O fígado metaboliza apenas uma pequena dose de álcool por hora – cerca de meia dose de destilado ou uma latinha de cerveja. Do restante, parte é eliminada no suor e parte fica no sangue passeando pelo seu corpo e intoxicando os demais órgãos até ser consumido pelo fígado.