O vídeo a seguir possui dicas incríveis, tanto para fotógrafos amadores quanto para profissionais que precisem improvisar algum acessório rapidamente, como filtros diversos ou até mesmo um tripé. Para deixar tudo mais claro, descrevemos cada um dos hacks em uma lista, logo abaixo.

1. GoPro e cronômetro de cozinha

Tem uma GoPro e quer fazer vídeos incríveis de time-lapse? Pois esta é uma dica no mínimo divertida:ao acoplar a GoPro em cima de um cronômetro de cozinha, você conseguirá um time-lapse panorâmico, com uma leve rotação da câmera proporcionada pelo utensílio doméstico.

GoPro e cronômetro de cozinha

2. Filtros artísticos

Estenda um pedaço de plástico transparente sobre a mesa e, em seguida, pinte-o com canetinhas coloridas. Depois, basta posicionar o filtro caseiro em frente à lente da câmera, com a ajuda de um elástico, e fotografar. O resultado é, no mínimo, artístico.

Câmera com filtros caseiros

3. Distorcido com vaselina

Acople o filtro fotográfico na lente de sua câmera e, depois, passe um pouco de vaselina nas bordas do filtro, deixando um espaço no centro pra focar a imagem. A imagem gerada por essa técnica é impressionante e agrega muito movimento à fotografia.

Filtro lente com vaselina

4. Difusor de flash DIY

Pegue um tupperware de tamanho adequado para o flash da sua máquina. Marque o contorno do flash com a ajuda de uma caneta na superfície do tupperware e, em seguida, corte esse contorno com um estilete, criando assim um buraco em que o flash poderá ser encaixado. Depois, revista o interior do tupperware com papel translúcido e, em um dos lados, use papel alumínio. Basta então acoplar o flash, tampar o tupperware e fotografar.

Foto com e sem difusor de flash

Você perceberá que as partes sombreadas da fotografia serão iluminadas com a ajuda do difusor. Compare as imagens acima, para ter uma ideia melhor do resultado final.

5. Improvisando um Filtro de densidade neutra

O filtro de densidade neutra é usado para reduzir a luz de todos os comprimentos de ondas – ou seja, as cores – por igual, permitindo que o fotógrafo tenha mais flexibilidade ao alterar a abertura ou tempo de exposição da câmera. Um filtro desses pode ser facilmente improvisado com o vidro de máscaras de solda e alguns elásticos. Com esse tipo de filtro e a configuração correta, você pode produzir aquele efeito de água “borrada”, devido à longa exposição.

Foto com filtro de densidade neutra

6. Tripé feito de barbante

Está sem tripé? Uma forma simples de evitar o tremor das mãos é usar um barbante. Passe o fio pelo conector da câmera e pise sobre as extremidades dele, formando um triângulo. Assim, você ganha mais estabilidade com a câmera ao manter o fio esticado.

Improvisar tripé para câmera com barbante

7. Bokeh personalizado

Grosso modo, o bokeh é a parte borrada de uma foto, resultante da profundidade de campo. Em fotografias noturnas, por exemplo, as luzes ao fundo costumam aparecer em forma de círculos desfocados. Pois existe uma forma de “hackear” esse formato, usando um cartão preto com uma forma simples recortada no centro.

Bokeh em forma de coração

(Fonte da imagem: ThePhotoForum)

Depois, basta posicionar em frente à lente e fotografar: triângulo, estrela ou até mesmo corações, só depende da sua criatividade.

Fonte: CCOPH/YouTube

Leave a Reply

Your email address will not be published.