Hoje nos inspiramos em uma imagem que costuma circular pela internet para dar vazão à criatividade e à pouca habilidade manual deste que vos escreve: criamos uma lente macro para a câmera do smartphone, usando um ponteiro laser.

Lente macro para smartphone feita com ponteiro laser

Lente macro para smartphone feita com ponteiro laser

Para construir o seu próprio acessório, você vai precisar de:

  • 1 ponteiro laser do mais barato;
  • 1 smartphone com câmera;
  • 1 alicate;
  • 1 grampo de cabelo;
  • fita adesiva; e
  • e paciência.

Todo ponteiro laser possui, dentro dele, uma lente responsável por dar foco ao feixe. Não fosse ela, sua apresentação de trabalho ou palestra não teria o famoso pontinho vermelho percorrendo os slides. Essa lente, se posicionada na distância correta, é capaz de ampliar detalhes minúsculos e que passam despercebidos aos nossos olhos.

Removendo a lente do ponteiro laser

Removendo a lente do ponteiro laser

Sendo assim, você já deve ter imaginado que devemos remover essa lente de dentro do ponteiro laser. O problema começa assim que você perceber que ela não foi feita para sair facilmente.

No ponteiro usado pelo Hoje Aprendi, a lente estava presa em um cilindro metálico que precisou ser quebrado aos poucos com a ajuda de um alicate. Lembre-se de tomar cuidado ao forçar a lente com objetos mais pontudos, pois ela não pode ser riscada.

Lente macro posicionada no smartphone

Lente macro posicionada no smartphone

Depois de extrair a lente, vem a parte fácil. Use o grampo de cabelo para fixá-la e, em seguida, posicione-a sobre a lente da câmera do smartphone. Com um pedaço de fita adesiva, prenda o grampo de cabelo sobre a tampa traseira do celular.

Agora, basta fotografar ou filmar normalmente, lembrando que a lente exige uma certa distância do objeto para poder focar. Quer saber como ficam as fotos? Confira o exemplo abaixo:

Detalhes minúsculos da nota de R$ 10

Detalhes minúsculos da nota de R$ 10

Você também perceberá que, com uma aproximação tão grande, os menores tremores de sua mão já serão capazes de borrar a fotografia. Portanto, seja paciente. Se não parar de tremer, tente gravar vídeos:

Você também pode usar a lente de um drive de CD ou DVD player inutilizado, se preferir.

Fonte: Wonderful Enginnering