Olheiras

Fonte: Eternesse Clinic

Você se olha no espelho e ela está lá: grande, tomando conta dos seus olhos e fazendo com que você se sinta em fim de carreira. A olheira atinge tanto homens quanto mulheres e, diferente do que muitos pensam, não é causada apenas por noites mal dormidas. Entenda algumas de suas causas:

Pigmentação da pele

Causa: Algumas pessoas têm uma pré-disposição a apresentarem olheiras. Isso acontece devido a uma hiperpigmentação na pele em volta do olho que pode ser devido à exposição no sol ou de causa genética (pessoas com decendência africana e asiática têm maiores propensões a isso).

Tratamentos disponíveis: Cosméticos de tratamento específicos para olheiras podem ajudar. Dermatologistas fazem também o uso de alguns ácidos que auxiliam na esfoliação da área, atenuando a coloração. Lasers que destroem a pigmentação também são uma possibilidade.

Idade

Olheiras

Fonte: Universal

Causa: A pele na região dos olhos é extremamente fina (0.4mm) quando comparada à pele do restante do corpo (até 3 mm). Sendo assim, é mais fácil enxergar as veias dessa área, que dão a sensação de olheira. Isso é agravado com a idade, já que a gordura do rosto costuma ser a primeira que perdemos com a idade. Dessa forma, a pele fica quase que “transparente”, dando ainda mais a impressão de que a área está mais escura.

Tratamentos disponíveis: Cremes específicos podem ajudar, mas nesses casos os tratamentos com luz pulsada costumam ser mais efetivos.

Alergia

Causa: Quando há uma sinusite ou seu nariz está entupido, as veias do rosto ficam dilatadas e mais escuras. Além disso, muitas alergias causam coceira no olho, região de pele extremamente sensível, o que pode causar a aparência escura da olheira.

Tratamentos disponíveis: É preciso identificar o que está causando a alergia e seguir um tratamento para evitá-la.

Anemia

Causas: A anemia é um dos maiores problemas nutricionais do mundo, mas pode ser evitada com o consumo dos alimentos certos. A doença causa a falta de oxigenação da pele e, na região do olho, isso pode ser percebido mais facilmente. Contudo, a olheira por si só não indica a anemia. A doença costuma causar também dores de cabeça, memória ruim, facilidade de infecções e fadiga.

Tratamentos disponíveis: Procurar um médico e fazer a suplementação vitamínica necessária é fundamental.

Cansaço

Olheira

Fonte: Male Skin

Causa: A fadiga faz o corpo liberar substâncias que estimulam a vasodilatação. Isso somado ao fato de que a pele da região ocular é bastante fina, causam a olheira.

Tratamentos disponíveis: Aplicar gelo envolto a uma toalha na região pode amenizar o efeito. Uma bela noite de sono é, sem dúvidas, o melhor remédio nesse caso.

Para descobrir qual é o seu tipo de olheira, você pode fazer alguns testes, buscando ter boas noites de sono e se alimentando corretamente, por exemplo. Contudo, para entender melhor qual é o real motivo das olheiras, procurar um dermatologista é sempre a melhor opção.

Inchaço

O inchaço na região dos olhos está diretamente ligado à presença das olheiras. Se a área escura se dá pela transparência da pele (no caso da idade), é o ritmo dos fluidos na área que causa a sensação de olho inchado. Jantar um prato bastante salgado e chorar durante um filme triste têm o mesmo impacto no inchaço dessa área.

A posição em que você dorme também contribui para isso, já que a gravidade também rege os fluidos corporais. Então, se você costuma dormir de lado, é possível que, inclusive, o olho do lado em que você dorme amanheça mais inchado que o outro.

Fontes: Bem Estar, Saúde Abril, Real Simple, DailyMail

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.