Poucas situações são mais desagradáveis do que ser acusado de ter mau hálito. Nessas horas, não há bala de menta capa de recuperar a auto-estima. Mas assim como o chulé e outros odores fortes exalados pelo corpo humano, a halitose pode ser combatida com um pouco de conhecimento e, claro, higiene.

O que causa mau hálito?

A causa mais comum para mau hálito costuma ser boca seca. Quando a ingestão de água é reduzida ou então quando alguém está dormindo ou viajando, o corpo humano diminui a produção de saliva. E boca seca é sinônimo de células mortas na língua e muitas bactérias, causando o forte cheiro que todo mundo reclama.

A maior parte do mau hálito vem da língua, mas é claro que restos de comida escondidos entre os dentes podem colaborar. Caso a higiene bucal esteja falha, essas mesmas bactérias se alojam nos dentes e também produzem o mau cheiro.

Além disso, há também o mau hálito provocado por alimentos: cebola, alho, sardinha e salames são apenas alguns exemplos. Fumantes também possuem mau hálito causado pelo consumo de tabaco. E muitas vezes até regimes e dietas repentinos podem alterar o hálito de alguém.

Dicas para acabar com o mau hálito

Infelizmente, essas não são as únicas causas. Uma pessoa pode ter mau hálito causado por condições diversas de saúde, como xerostomia (boca seca causada por medicamentos), infecções de garganta, doenças no fígado ou rins e até diabetes. Caso o mau hálito seja causado por uma dessas doenças, é bom visitar um médico. Mas para os casos comuns, as dicas a seguir podem funcionar.

Dicas para combater o mau hálito

Antes de prosseguir, um aviso: não existe solução mágica para o problema. Combater o mau hálito é como fazer regime: tem que cuidar todo dia. Por isso, é bom ter sempre essas dicas em mentes, principalmente naquela semana em que você terá uma entrevista de emprego ou encontro com a pessoa amada.

Vamos a elas:

  • Beba água regularmente. Quando sua boca está bem hidratada, ela produz saliva constantemente, combatendo, assim, as bactérias que produzem mau cheiro;
  • Escove a língua. Não há nada mais eficaz do que escovar a parte de trás da língua, diariamente. Talvez até mesmo após cada refeição. Se não quiser usar a própria escova de dentes, há escovadores especiais para a língua, que podem ser encontrados em farmácia. E sim: muitas vezes, escovar a língua causa ânsia de vômito. Mas é normal e passa rapidamente;
  • Use enxaguantes. Eles também são úteis, apesar de não ser tão eficaz quanto escovar a língua. Para obter o efeito máximo dele, faça o bochecho por cerca de 30 segundos e, depois, evite comer ou fumar por trinta minutos; e
  • Passe fio dental. Para evitar que restos de comida colaborem com o mau hálito, a dica é o bom e velho fio dental. Apesar de a língua ser o foco principal do odor, manter os dentes limpos também colabora para um hálito mais agradável.