Que o McDonald’s vende arroz com feijão no Brasil, todo mundo já sabe. Mas como são preparados os ingredientes e lanches da rede de fast food ainda é mistério para muita gente. Hambúrguer de minhoca? Meleca rosa? A realidade pode ser um pouco decepcionante, mas mesmo assim curiosa.

Como é feita a comida do McDonald's?

Em recente campanha que visa a transparência de seus métodos de produção, o McDonald’s lançou um questionário com as dúvidas mais frequentes que alguém pode ter sobre seus produtos. Confira, então, uma seleção das respostas mais interessantes.

McDonald’s usa ovos orgânicos?

Os ovos usados pelo McDonald’s não são orgânicos e nem caipira, mas de galinhas criadas em gaiolas. Essa é a resposta dada pelo McDonald’s Austrália e a razão dessa escolha é puramente econômica: esse tipo de ovo é mais barato e, assim, a rede de lanchonetes consegue manter o preço dos lanches mais baixos.

Por que os McNuggets possuem agente anti-espumante na receita?

O oléo de fritura usado pelo McDonald’s possui uma pequena quantidade de um aditivo conhecido como dimetil polissiloxano. Esse componente evita que o óleo forme espumas que podem cair pelo chão do restaurante.

Muita gente critica o uso desse produto pelo McDonald’s, já que o dimetil polissiloxano também é encontrado em massa de modelar e cosméticos. Porém, a rede explica que apesar de o nome científico ser um pouco assustador, esse é um produto aprovado pela Food and Drug Administration, órgão fiscalizador de alimentos dos Estados Unidos.

mcdonalds-Chicken-McNuggets-4-piece

A rede de fast food também faz uma comparação com o sal usado para descongelar a neve de uma rodovia: é uma variação do sal de cozinha, mas no fundo ambos são cloreto de sódio.

As batatas fritas são 100% feitas de batata?

As fritas vendidas pelo McDonald’s são feitas de batatas inteiras lavadas, descascadas, cortadas e depois pré-fritas antes de serem congeladas e enviadas para as filiais. As batatas também passam por um processo de branqueamento, em que o açúcar natural delas é removido com o intuito de evitar a variação de cores entre as fritas.

É verdade que o queijo do McDonald’s é quase plástico?

Segundo a equipe do McDonald’s de Sidney, Austrália, tudo não passa de mito. As fatias de queijo do McDonald’s são feitas, majoritariamente, de queijo mesmo. Mas outros ingredientes são usados, como sólidos do leite, manteiga e emulsificantes, que ajudam a aperfeiçoar a cor e textura do ingrediente.

Quais partes do frango são usados pelo McDonald’s?

Apenas algumas partes do frango são usadas pelo McDonald’s: coxas e peito, além de pele e certos músculos que ajudam a dar mais sabor aos pratos.

mcdonalds-piled

Quais cortes de gados são usados pelo McDonald’s?

A rede de fast food usa os cortes do quarto dianteiro e traseiro do gado, como acém.

Ovos são preparados na hora?

Para alguns pratos, o ovo é preparado na hora, mas para outros eles já vêm quase prontos.

O McDonald’s usa a tal meleca rosa?

Aquela meleca rosa conhecida como pink slime é, na verdade, uma mistura de carne processada e outros produtos, incluindo a amônia, que elimina bactérias como a E. coli. Porém, o McDonald’s alega ter removido a pink slime de seus produtos há pelo menos três anos. Já o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos considera a meleca rosa adequada ao consumo humano.

McDonald's não usa pink slime há três anos

Como são feitos os hambúrgueres do McDonald’s?

Os hambúrgueres do McDonald’s são congelados em um processo conhecido como flash freezing, que expõem a carne a temperaturas abaixo de -150 ºC. De acordo com o questionário da empresa, isso garante mais sabor e qualidade.

Antes de preparar, o cozinheiro usa pitadas de sal e pimenta e então assa o hambúrguer por cerca de 40 segundos.

Os frangos contêm hormônios?

Nos Estados Unidos, há uma lei federal que proíbe o uso de hormônios na criação de frangos. No Brasil, uma lei semelhante proíbe a mesma prática. Já o mesmo não pode ser dito sobre a carne bovina produzida nos EUA, visto que a FDA permite o uso de certos produtos para a criação de gados. No Brasil, o uso de hormônios anabolizantes em gados é expressamente proibido.

Por que a comida do McDonald’s não apodrece?

Lembra da história do hambúrguer do McDonald’s que passou um ano sem apodrecer? Também é questionada pela empresa: os lanches apodrecem como qualquer outro, mas para isso precisam de certas condições ambientais, como um pouco de umidade.

Fonte: McDonald’s,  Business Insider

Leave a Reply

Your email address will not be published.