Todo mundo sabe: não existe receita pronta para se dar bem na vida. Porém, não dá para negar que pessoas de sucesso podem dar dicas e truques sobre pequenos truques para aumentar a produtividade que podem muito bem funcionar com você também.

Muitos acredita que aquilo que fazemos logo depois de acordar acaba definindo o ritmo de trabalho pelo resto do dia e, portanto, nada mais adequado do que lermos uma lista com as coisas que pessoas de sucesso fazem pela manhã.

1. Meditar para diminuir o stress

Segundo o site LifeHack, um dos momentos mais estressantes do dia é o período da manhã, quando o nível de cortisol ainda está alto em muita gente. Esse é um dos agentes responsáveis pela raiva matinal e, portanto, um pouco de meditação ajuda a aliviar esse tipo de sentimento.

2. Lembrar das características boas

Muitas vezes, no calor de uma situação ou discussão, acabamos agindo contra nossos próprios valores. Por isso, há quem dedique uma parte da manhã para se lembrar das próprias crenças, como “sou gentil”, “tenho compaixão”, “tomo decisões rapidamente” etc.

3. Planejar o dia

Isso pode ser feito tanto pela manhã quanto na noite anterior. Liste seus afazeres e marque quais são mais importantes. Assim fica mais fácil ter uma ideia de o quê fazer ao longo das horas.

4. Verificar emails (mas com regras)

Ver os emails pela manhã pode ser uma ótima forma de começar o dia e descobrir o que você tem de importante para resolver. Porém, não passe a manhã toda nisso: defina um limite de tempo, com 1 hora, por exemplo, e atenha-se apenas às mensagens mais importantes.

5. Resistir às polêmicas e aos dramas

Enquanto estiver vendo email, não se deixe contagiar pelos assuntos mais inflamados, que tendem ao drama ou à polêmica. Deixe para responder esses depois, com mais tempo e mais calma. Lembre-se que o estado de espírito da manhã pode definir o restante do dia.

6. Espreguiçar ou se alongar

O seu corpo é a peça mais importante para levar adiante o dia de trabalho. Portanto, uma boa dica é se espreguiçar ou se alongar pela manhã, principalmente se você passará o restante do dia sentado.

7. Apoiar o/a companheiro/a

Se você divide a vida com alguém, lembre-se ele ou ela também estão acordando e se preparando para uma jornada de trabalho. Portanto, algumas palavras de encorajamento ou uns minutos de atenção são sempre bem-vindos.

8. Manter a ordem em casa

É muito tentado largar aquela roupa sobre a cama ou copos espalhados pela sala. Mas lembre-se que isso vai te custar mais trabalho depois, quando essas pequenas tarefas se acumularem. Experimente gastar alguns segundos extras para manter tudo organizado. Além de um ambiente mais limpo, você não terá que se preocupar com essas coisas mais tarde.

9. Não se atrasar

Se você sai de casa atrasado e irritado, pode acabar ditando esse tom para o resto do seu dia. E será que é isso que você deseja? A dica é: levante mais cedo e honre seus horários, saindo de casa na hora que você havia planejado anteriormente.

10. Antecipar as dificuldades

Dê uma olhada em sua agenda e tente se preparar mentalmente para as tarefas mais desafiadoras do dia. Tente refletir por um tempo sobre as questões ainda em aberto desses compromissos e, assim, seu inconsciente continuará trabalhando nessas questões e, talvez, você encontrará soluções de maneira inesperada.

11. Tomar vitaminas

A manhã costuma ser o período em que as pessoas se lembram de tomar vitaminas ou de atender a demandas do cotidiano, como dar ração para o cachorro. Explore bem essas horas antes do trabalho.

12. Evitar distrações

É tentador se distrair no Facebook ou em chats com os amigos. Mas tente eliminar essas distrações, nem que para isso utilize ferramentas de apoio capazes de bloquear esses canais de comunicação por algumas horas. Mais tarde, quando você estiver mais tranquilo, conceda a si próprio a recompensa de gastar algumas horas vendo fotos de felinos, asa de avião e Joaquim Barbosa no Facebook.

13. Lembrar daquilo que te agrada

É muito fácil focar o pensamento em situações ou ideias desagradáveis. Porém, costumamos ter bem mais prazeres do que desagrados em nossas vidas. Pela manhã, lembre-se de cinco coisas pelas quais você é grato.

14. Beber água

Estar bem-hidratado é premissa básica de saúde. Um copo d’água logo ao acordar ajuda a criar uma sensação de bem estar que pode ser útil para o restante do dia.

15. Criar o hábito

Mais importante do que todos os itens acima é tornar qualquer um deles um hábito. Quando você incorpora algo como um hábito, além de obter o resultado esperado, você também passa a gastar menos energia para realizá-lo, já que tudo se torna mais automático.

E então, que tipo de coisa você gostaria que se tornasse um hábito em suas manhãs?

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