Fica sempre a dúvida: apertar o botão de pedestres dos semáforos serve para alguma coisa? A resposta não é muito simples: depende da ocasião. Em cruzamentos com muito fluxo, a companhia de trânsito programa os semáforos para que não atendam às solicitações da “botoeira”, como são chamados os famosos botões verdes. Porém, isso varia de acordo com o horário.

Botão para pedestres dos semáforos funciona

As botoeiras funcionam, mas o comportamento pode variar

Além disso, há outras situações que compõem o cenário. Há vias que só fecham se o pedestre pressionar a botoeira: caso ninguém aperte, o fluxo continua exclusivo para carros e outros veículos.

Por que demora tanto?

Seja qual for a situação, você já deve ter percebido que o botão dos semáforos não tem efeito imediato. Isso se deve ao fato de que os semáforos trabalham em ciclos. Ao apertar o botão durante um ciclo já iniciado, o sinal só se fecha quando um novo ciclo começar.

Essa é a razão do tempo de fechamento variar. Se um sinaleiro funciona com ciclos de 1 minuto, por exemplo, e você pressiona o botão logo no início desse ciclo, terá que aguardar pelo menos 1 minuto para que sua passagem liberada. Se tiver a sorte de pressionar a botoeira no fim do ciclo, seu tempo de espera será menor.

Fontes: Galileu, Superinteressante

Leave a Reply

Your email address will not be published.