Hoje aprendi um truque incrível. Se você usa Mac e precisa acessar o terminal de comandos rapidamente, saiba que pode fazê-lo antes de entrar no ambiente gráfico do OS X. Para acessar o terminal secreto pela tela de login do sistema, basta digitar >console no campo de nome do usuário e, em seguida, pressionar a tecla Enter.

(Fonte da imagem: Lifehacker)

(Fonte da imagem: Lifehacker)

Você ainda vai precisar de usuário e senha para poder executar os comandos, mas mesmo assim essa é uma maneira rápida e prática de acessar o terminal.

Não vê o campo de login?

Ao seguir a dica pela primeira vez, notei que a tela de login não apresentava o campo de nome de usuário, para digitar >console. Se esse for o seu caso, saiba que a solução é simples.

Mudar tela de login no Mac OS X

Acesse as Preferências do Sistema e, em seguida, selecione a opção “Usuários e Grupos“. Clique em “Opções de início” e, depois, autentique-se com a senha de administrador clicando sobre o ícone do cadeado exibido no canto inferior esquerdo da janela.

Para finalizar, habilite a opção “Nome e senha“. Sua tela de login não ficará tão bonita quanto antes, mas você pode ganhar mais agilidade em tarefas de administração de sistemas e até desenvolvimento. Talvez seja uma boa opção para se livrar das distrações do modo gráfico, também conhecidas como Facebook, Twitter e Skype.

Fontes: LifehackerJacob Salmela

Leave a Reply

Your email address will not be published.