O louva-a-deus é um inseto intrigante. Além de excelentes predadores, há a o fato curioso de que algumas fêmeas da espécie matam e devoram os machos após a cópula. Agora, um vídeo no YouTube mostra uma cena que reforça a destreza e a implacabilidade do cavalinho-de-deus: o inseto imobiliza completamente um beija-flor.

A cena é rápida, mas felizmente é repetida em câmera lenta. Apesar de todo o sucesso que o vídeo vem fazendo na internet, a informação de que esses artrópodes podem caçar pequenos vertebrados é um bocado antiga. Um artigo científico de 1982 publicado no periódico “Biological Reviews” descreve o fato de que um louva-a-deus pode caçar beija-flores. Porém, de acordo com o mesmo texto, as observações desse comportamento ainda são inconclusivas, visto que muitos observadores e pesquisadores de aves acabam libertando a presa antes das garras do inseto.

Mais casos documentados

Um artigo de 1957 publicado no periódico “The Wilson Journal of Ornithology” (PDF) também reporta a mesma situação: um homem testemunha um beija-flor sendo caçado por um louva-a-deus, mas o liberta logo em seguida. Felizmente (não para a pequena ave), observadores atuais têm relatado descrições mais completas dos detalhes dessa caçada.

 

louva-a-deus-beija-flor2

Louva-a-deus mata e come beija-flor (Fonte das imagens: Richard L. Walkup/The Bird Watcher’s Digest)

No site Bird Watcher’s Digest, por exemplo, demonstra com imagens como o louva-a-deus usa as garras dianteiras para rasgar o peito da vítima e, em seguida, se alimentar da carne do beijo-flor até ficar satisfeito. O site da revista National Geographic também traz uma história semelhante, de 2009, com direito a fotografia.

Mesmo com toda a agilidade e leveza, parece que o beija-flor acabou encontrando um predador à altura.

Leave a Reply

Your email address will not be published.