Por incrível que pareça, os tubarões são mais velhos do que as árvores. Na escala evolutiva da vida em nosso planeta, o registro mais antigo que temos de uma árvore é o da Archaeopteris, que existia há 350 milhões de anos atrás, onde hoje está localizado o Deserto do Saara.

Tubarões são mais velhos do que árvores

Já os tubarões habitam a Terra há pelo menos 400 milhões de anos, tendo sobrevivido a quatro extinções em massa que tiveram curso nas últimas eras. Atualmente, os tubarões tentam sobreviver às pescas no mundo todo, sendo que boa parte deles acabam servidos em forma de sopa durante ocasiões formais e importantes em parte da Ásia, como casamentos e outras celebrações.

Bônus: você não tem ideia de como os estegossauros são velhos

Quer mais um dado para explodir sua mente? O intervalo de tempo entre a existência dos estegossauros e dos tiranossauros é muito maior do que o tempo entre a extinção dos tiranossauros até hoje. Para fazer as contas, leve em consideração que:

  • os estegossauros foram extintos cerca de 150 milhões de anos atrás; e
  • os tiranossauros foram extintos cerca de 65 milhões de anos atrás.

estegossauro

Com a famosa “conta de menos”, temos: 150 milhões – 65 milhões = 85 milhões; ou seja, o intervalo de tempo entre a existência de estegossauros e tiranossauros é 20 milhões de anos maior do que o intervalo de tempo entre os tiranossauros e os dias atuais.

Fontes: Smithsonian, Reddit

Leave a Reply

Your email address will not be published.