O mundo precisa prestar mais atenção aos recursos hídricos e ao meio ambiente como um todo. Nas grandes cidades, o excesso de asfalto e concreto colabora com o aumento das enchentes. Além disso, o desmatamento causa secas e falta de água. Além dos inúmeros programas de conscientização ecológica, saiba que há tecnologias prontas para serem empregadas tanto na esfera privada quanto pública. Que tal, por exemplo, construir empresas ou casas pensando no uso inteligente da água? Ou, então, que tal um concreto capaz de drenar a chuva?

Essa é a proposta da Eco Concreto, empresa que desenvolveu um concreto permeável, isto é, que permite escoar a água através dele. Esse tipo de pavimentação ecológica foi desenvolvida no México, cerca de 20 anos atrás, e tem sido aperfeiçoada desde então, e empregada em obras nos Estados Unidos, Canadá, Espanha e outros países.

Composto de pedras, água, cimento e um aditivo especial, o Ecocreto é similar ao concreto comum, mas com o diferencial de ser 100% permeável. Além disso, o material possui grande resistência à compreessão, flexão e desgaste, sendo ideal para pátios de empresas, universidades, casas e condomínios fechados. De acordo com a fabricante, com operações na cidade de São Paulo desde 2012, o produto também pode ser usado na construção de ruas, avenidas, estádios, parques, estacionamentos de shoppings e até mesmo em conjunto com outros materiais.

Captura de tela 2014-11-30 21.34.32

Estádio Omnilife, no México, faz uso do concreto ecológico em sua construção

Ao combinar o Ecocreto com um sistema adicional de coleta e reaproveitamento de água, seria possível que a chuva fosse reutilizada em descargas, irrigação de jardins e outros sistemas que não exijam água potável. Se preferir, o proprietário do imóvel pode até mesmo inserir uma estação de tratamento e tornar a água coletada própria para o consumo humano.