Todo início de ano prometemos emagrecer, parar de fumar, estudar mais, guardar dinheiro e até se apaixonar e entrar em um relacionamento para valer. Porém, prometer é a parte mais fácil: difícil mesmo é manter-se confiante e motivado o suficiente para brigar por cada uma dessas vontades. Pensando em ajudar, reunimos algumas dicas que podem ser bastante úteis para conquistar os desejos deste ano. Vamos a elas:

1. Seja realista

Prometa algo tangível, que você possa mesmo realizar. Se for muito difícil para você, não prometa “perder 30 quilos” ou“correr 1 hora todo dia da semana”. Comece devagar, tentando emagrecer 10 quilos ou, então, correr duas ou três vezes por semana.

2. Pense bastante em suas promessas

Antes de colocar uma nova meta em sua lista, pense sobre o que essa mudança de hábito significa para você e, também, quais são os recursos que você pode usar para cumpri-la. Se está sendo difícil parar de fumar nos primeiros dias de janeiro, use esse mês para pesquisar sobre métodos que ajudam a largar o cigarro ou então para ouvir quem já passou por essa experiência e aprender dicas novas.

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3. Não desista na primeira “falha”

Acabou comendo uma coxinha depois de 10 dias de regime? Fumou depois de 20 dias sem cigarro? Tudo bem, não encare isso como uma derrota e nem abandone a promessa. Fugir da meta por um dia não é sinônimo de falhar completamente. Aproveite o momento e depois volte ao seu objetivo.

4. Fortaleça sua mente

Além de pensar bastante antes de prometer, vale a pena pensar na promessa enquanto você a cumpre. Procure sempre novas informações, pense nos benefícios que você pode obter. Esse exercício mental é motivador.

5. É sempre tempo de mudança

Passou dezembro e janeiro sem pensar no que você gostaria de mudar ou fazer no ano que se inicia? Não tem problema: faça suas promessas em fevereiro ou até mesmo em março. As mudanças não precisam se iniciar em janeiro, necessariamente.

6. Privação ou satisfação?

Uma boa dica é repensar um pouco a relação que você tem com certos hábitos. Em vez de fazer algo que lhe traga culpa, foque em ações que lhe proporcione sentimentos de satisfação. Se você deseja emagrecer e se sente culpado depois de comer uma porção de batata fritas, por que não comer, em vez disso, algo que lhe deixe com a sensação de “dever cumprido”? Menos culpa, mais bem estar.

7. Crie um plano de ação

Nada melhor do que um plano de ação para cumprir suas promessas. Estabeleça pequenas metas, encontre apoio em amigos e familiares, construa suas estratégias.

E o mais importante…

8. Você não é obrigado(a)!

Não existe obrigação alguma de emagrecer, parar de fumar, ir mais à academia ou se apaixonar. Mas se você tem vontade de fazer alguma dessas coisas, vá fundo. Talvez essas dicas possam lhe ajudar a ter um ano novo com ainda mais realizações.

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