Vícios como fumar e beber são difíceis de se livrar, por mais que entendamos o funcionamento dos hábitos e apesar de todos os programas de apoio disponíveis. Mesmo evoluído, o ser humano divide muito de seus mecanismos básicos de funcionamento com os animais. E assim como os ratos de laboratório podem aprender comportamentos por meio de choques ou água fria, é possível superar vícios por meio do medo.

Foto: Gregory Warner/Marketplace

Foto: Gregory Warner/Marketplace

Na Rússia, um famoso tratamento “alternativo” para curar a doença, cujas complicações matam milhões de pessoas todos os anos, consiste em implantar no corpo uma pílula especial, que provoca dores insuportáveis toda vez que o paciente entra em contato com a bebida alcoólica e pode até levar à morte. Apelidada de “torpedo”, a pílula contém dissulfiram, uma substância química que bloqueia a absorção de certas enzimas pelo fígado, impedindo o metabolismo do álcool, que libera uma substância tóxica que provoca náuseas, tontura, taquicardia e uma dor excruciante.

Os russos perceberam que os trabalhadores de fábricas de borracha costumavam passar mal sempre que colocavam um gole de bebida alcoólica na boca. Foi então que chegaram à substância e ao tratamento. As clínicas, em sua maioria clandestinas, costumam injetar uma cápsula concentrada de dissulfiram debaixo da pele da região anal – no Brasil e em outros países, a substância, conhecida como Tira Álcool ou antietanol, é utilizada em medicamentos via oral. Um só gole de vodka é capaz de causar os sintomas e deixar o paciente apavorado – ele fará de tudo, inclusive deixar de beber, para nunca mais sentir aquela dor.

Os médicos russos que fazem a aplicação do tratamento anti-álcool garantem que a cápsula permanece por cerca de três anos no organismo. Segundo Eugene Raikhel, da Universidade de Chicago (EUA),contudo, a droga não dura mais do que algumas semanas, mas é o suficiente para colocar medo nos pacientes e evitar com que voltem a beber. Cerca de 80% dos alcoólatras do país são tratados com o “torpedo”. O serviço custa cerca de US$ 170 dólares e pode ser feito em alguns minutos.

Fonte: Marketplace

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.