Bueiros são aqueles elementos da rua que só notamos quando dão problema: transbordo, alagamento, mau cheiro e sujeira infestando as vias. Sem falar nos casos em que a tampa sumiu e o buraco apresenta riscos à integridade física de quem passa por ali. Por isso, prefeituras do Brasil todo prestam manutenção periódica a essas valas. Ou pelo menos deveriam.

Pensando em uma solução que ajudasse a fiscalizar melhor a condição dos bueiros, o designer Andrei Speridião desenvolveu o projeto Bueiros Conectados, que promete aumentar a interação entre a cidade e seus habitantes.

Captura de tela 2015-05-06 21.27.03

(Fonte: Bueiros Conectados)

Composto por um dispositivo e um aplicativo para celular, esse serviço-conceito criaria uma verdadeira rede de informações capaz de informar as reais condições dos bueiros de uma cidade, proporcionando que qualquer pessoa pudesse monitorar e até mesmo cobrar ações da prefeitura.

Entre os dados enviados pelos bueiros ao aplicativo do projeto estão a capacidade de uso, a quantidade de danos que o bueiro possa ter sofrido e a data da última manutenção. Além disso, seria possível manter uma lista personalizada dos bueiros que o usuário desejaria acompanhar. O aplicativo seria gratuito e também facilitaria a comunicação com as autoridades responsáveis.

bueiro-esquema

(Fonte: Bueiros Conectados)

Por enquanto, o projeto é uma ideia em busca de patrocínio e só nos resta torcer para que algum empresário esteja disposto a tornar a cidade mais conectada e inteligente, apoiando esse ou outro projeto similar.

Fonte: Bueiros Conectados

Leave a Reply

Your email address will not be published.